quarta-feira, 25 de outubro de 2017

NOSSO SEMINÁRIO


Conforme o Programa do Seminário começamos o mesmo com a mistica onde o ponto central era Cristo em nosso meio, “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Mateus 18:20. Com ênfase na meta maior de nosso Senhor, O amor ao próximo que nos faz compromissados com todos especialmente os pobres e excluídos, nos faz lutar pela justiça, pela verdade, pela solidariedade enfim pelo Reino de Deus. Mesmo em meio a perseguições, até mesmo a morte impetrada pelo sistema deste mundo e dos poderosos seus seguidores, continuamos firmes em nossa caminhada de espalhar o amor e a esperança tendo a certeza que "Ele" está no meio de nós e que sua vitória e seu Reino já estam aqui.
Com o auxilio do livro de Apocalipse vamos fazer nosso momento de formação e lançar luz em nossa caminhada, diante de uma conjuntura perversa que retira direitos da Classe Trabalhadora em beneficio de poucos, agirmos como nossos irmãos das primeiras comunidades cristãs.  


Após a mística da noite do dia 08/09, entramos no "VER" lançando mão de três perguntas para nos servir de base a nossa visão da realidade, o que estamos vendo:
1.Que diretos conquistados estão sendo perdidos?
2.Quai as principais causas que estão levando a isso?
3.Quais as forças políticas envolvidas neste cenário?
em seguidas os grupos se debruçaram nestas questões e trazendo para plenária o resultado de seu "ver", em síntese do que foi visto, ficou definido:
O golpe de 2016 já é o terceiro golpe dado na Classe Trabalhadora.
O primeiro foi em 1954 com Getúlio Vargas. Por conta das Leis do Trabalho.
O segundo foi o de 1964 com João Gular. Por conta das Reformas de Base, principalmente "Reforma Agrária".
O terceiro em 2016 com Dilma. Por conta da Inclusão Social e o Pré Sal.
Enfim, esse golpe não tem nada de novo. Ele tem sua origem na escravidão.
Trata-se de uma luta entre a Casa Grande e a Senzala. Não existe rombo na Previdência. Temer comprou o congresso para salvar sua pele.

"JULGAR" - Assessor - XAVIER UITDENBROEk 
O assessor sugeriu a leitura do Capítulo 11 de Paulo aos hebreus e fez a seguinte introdução à segunda parte de nosso método de trabalho: O JULGAR.
Nossa história tem a presença viva de um bocado de gente. Não fomos nós que inventamos a nossa fé. A fé foi implantada em nós. Ao pé da Cruz e no Sábado Santo, Maria continua acreditando. Ela fica firme, na escuridão. Nos momentos fundamentais da vida, Maria está lá, nos dando força. No meio dessa turbulência que estamos vivendo, a autoestima dos mais pobres, está sendo baixada a zero.
As armas ideológicas da morte, as forças do mal estão em plena atividade.
O que estamos fazendo aqui, é horrível, para a Classe Dominante. Eles têm horror a ver pobres reunidos, refletindo.
O dragão do Apocalipse, a Besta Fera, o Sistema Capitalista, embriaga as pessoas. Para ele, é para obedecer, se isolar. “Cuide de sua vida.”
No sertão se faz amizade com toda a rua, em 05 dias, no Recife, em 10 anos. João Evangelista escreveu uma carta para as pessoas que estavam amedrontadas, perseguidas e celebravam a missa nas catacumbas, as comunidades das catacumbas.
O Apocalipse, o livro mais político da Bíblia, serve de esperança para os cristãos.
Jesus: Vencedor de todas as forças do mal. Jesus venceu a morte.
Dom Helder morre dizendo: “É preciso profetizar.” Cada um de nós está aqui, convidado a profetizar.
Quando a gente começa a acreditar que o outro ao seu lado é um irmão, aí começa a Revolução.
Estamos aqui, para um mundo novo, uma política nova.
Há muita gente passando na nossa frente e que a gente não dá a devida importância. O sistema capitalista quer que você não acredite em ninguém. :
A Palavra de Deus é pra gente ver como Ele pode nos ajudar. A Palavra de Deus está na nossa vida para nos ajudar. Os grupos se reuniram em discussão e estudos sobre três perguntas:a) Como os valores da fé, a sabedoria profética e o caminho do povo de Deus, ajudam a nos fortalecer nesse contexto ?
b) Como e onde construímos a Boa Nova?
De que maneira somos uma Boa Notícia ?
Em síntese nosso "Julgar" esclareceu: Que no golpe de 64, a gente tinha clareza de quem eram os inimigos:
 Os empresários
 Os Partidos de Direita
 O Legislativo
E agora ?
 O Judiciário
 A Igreja
 As Organizações de Direita
Hoje temos muito mais inimigos do que em 64.
O que tem de novidade no golpe de 2016?
A geopolítica imperialista: personagens das grandes corporações. São os operadores das armas internacionais.
XAVIER
O Apocalipse é uma carta a 7 Igrejas
O CANTO DE MARIA É UM CANTO