terça-feira, 31 de outubro de 2017

COMEMORAÇÃO DOS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE NO BRASIL

 

lucas 9:49-50

Quem não é contra nós é por nós

49 E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. 50 E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. 

Resultado de imagem para IMAGENS DE EVANGÉLICOS EM EVENTO COMEMORANDO OS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE
Neste dia 31 de outubro é celebrado em muitas localidades brasileiras o dia da "Reforma Protestante, Consciência Evangélica, Ação de Graça" esse evento alude a Reforma proposta pelo monge agostiniano, Martinho Lutero o qual pretendia combater a corrupção do alto clero, o comércio de relíquias sagradas  e as indulgências ( Mediante certa contribuição destinada a financiar algumas obras da Igreja, os fiéis poderiam "comprar" a sua salvação ou obter outros favores espirituais ) no seio da cristandade de sua época. No dia 31 de outubro de 1517 a 500 anos atrás Lutero publica as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, Alemanha, esta atitude teve repercurções que estrapolaram o seu pensamento e desejo e culminaram numa Reforma que varreu a Europa e teve como consequências coisas positivas, negativas e o surgimento de varias tradições cristãs que se mantêm até hoje. Algo de muito positivo na Reforma foi a tradução da Bíblia para idiomas locais, um renovar da teologia, um avivamento espiritual. As coisas negativas foi um grande conflito entre irmãos da fé cristã, porém com pensamentos diferentes; a divisão na suposta unidade da igreja como instituição única para o caminho da salvação em Cristo, o aproveitamento ideológico da ética  do protestantismo a serviço do ideário burgues capitalista e os interesses dos monarcas dos estados Nacionais Modernos. Hoje, graças ao esforço ecumênico,  “No século XX, a visão ecumênica da Igreja Católica mudou: os protestantes já não são considerados como separatistas, mas como irmãos cristãos que são sinais da graça ativa de Deus”.
Os atuais esforços ecumênicos do catolicismo “procuram descobrir a graça de Deus entre tradições cristãs”, enquanto a Igreja Católica “se move em direção à unidade através da compreensão mútua”. 
Em 31 de outubro de 2016, o mesmo dia que em 1517 Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da Igreja do Palácio de Wittenberg, a Federação Luterana Mundial começou a comemoração que durará um ano do 500º aniversário da Reforma Protestante.
Em reconhecimento da Igreja Luterana e para afirmar a determinação contínua da Igreja Católica de buscar a plena unidade dos cristãos, o Papa Francisco participou de uma liturgia Luterana-Católica na cidade de Lund, na Suécia.  

.aleteia.org/2017/03/16 
www.a12.com